Cheque extraviado

Um cheque perdido ou extraviado com certeza é a pior situação se tratando de uma restrição de crédito, pois não é apenas uma questão de possuir condições financeiras para quitação da dívida com o cheque, e sim resolver um problema que antecede esse acordo, que é localizar da pessoa que recebeu o cheque e o depositou pela segunda vez, assim gerando a restrição no CCF - Cadastro de cheques sem fundos.

E sem o cheque original ou carta de anuência (declaração de quitação) seu banco nunca promoverá a baixa do cheque no CCF, por que é necessário comprovar o pagamento do cheque.

No comércio o cheque é muito utilizado como moeda de troca, consequentemente acaba rodando na mão de inúmeras pessoas que nem sempre são conhecidas entre si. Isso gera uma enorme dor de cabeça para o titular do cheque quando o mesmo é devolvido por falta de fundos.

E como comprovar o pagamento de uma pessoa que sumiu?

Quando não encontrado o credor, a comprovação acaba se tornando uma taréfa muito difícil, por que o extravio deste cheque pode estar atrelado a vários motivos que atinge a maioria das pessoas que possuem cheques devolvidos. Porque a pessoa que recebeu o cheque pode ter o repassado para terceiros, se mudado para outra cidade, estado ou até mesmo para fora do país, e na pior das hipóses já ter falecido, é trágico mas são situações que podem acontecer e realmente acontece com um certa frequencia.

No caso de o credor ser uma empresa, existem algumas situações que também geram muito desconforto para a pessoa que precisa regularizar seu cheque devolvido perdido. Pois a empresa pode ter sido vendida, fechada por qualquer motivo ou sofrido falência o que dificulta muito o contato com o responsável.

O que fazer pra resolver?

Primeiro, você deve pedir no seu banco a Microfilmagem e o histórico do cheque, para verificar para quem este cheque foi passado e a conta que foi depositado.

Veja de forma rápida 3 maneiras de como você pode adquirir a microfilmagem do cheque;

  • Solicite através do aplicativo de seu banco.
  • Peça também pelo internet banking.
  • Compareça em uma agencia de seu banco.

Para resolver esse problema, o segundo passo é descobrir se o nome do devedor está em alguma lista de proteção ao crédito ou se o cheque foi protestado em cartório. Se sim, verifique se o responsável pela negativação é o credor original ou uma empresa de cobranças.

Sendo uma empresa de cobrança, procure-a e efetue o pagamento e exija a entrega do cheque para que seja possivel realizar a baixa da restrição de seu nome.

Se mesmo com a microfilmagem do cheque devolvido em mãos, realizando todos procedimentos de busca ainda não foi possível encontrar a pessoa para quitar a sua dívida. O próximo passo é procurar ajuda profissinal especializada para regularizar sua situação.