Como resolver um cheque perdido?

Perder ou jogar no lixo uma folha de cheque, infelizmente, costuma ser uma situação frequente entre quem foi negativado por cheque devolvido, e é um problema complicado de se resolver.

Quando isso acontece, primeiro é necessário solicitar a microfilmagem e o histórico do cheque verificando para quem o cheque foi passado e a conta que foi depositado.

Com os dados em mãos, você deve localizar a pessoa ou empresa que recebeu seu cheque, explicar a sua situação, e relembrar que a dívida já foi quitada e o cheque recuparado, mas que foi perdido antes do procedimento de baixa no banco e CCF.

Um cheque perdido, no minimo, é uma situação frustrante, pois depois de ter negociado, quitado a dívida e recuperado. Depois de um tempo perde-lo por descuido, antes mesmo de apresente-lo no banco para que seja feita a baixa no CCF.

A pessoa localizada deverá fazer uma carta de anuência ou declaração de quitação do cheque, informando todos os dados do cheque que foi perdido, mas que recebeu o valor correspondente.

A carta de anuência também deverá conter os dados de quem recebeu o cheque e deve ser assinada e reconhecida em cartório de notas, depois, basta levar a declaração no banco para dar baixa no cheque.

Não consegui encontrar a pessoa, e agora?

Neste caso, quando não é mais possivel entrar em contato com a pessoa que depositou o cheque realizando todos procedimentos de busca mesmo com a microfilmagem do cheque devolvido em mãos. O próximo passo é procurar ajuda profissinal para regularizar sua situação através de processo de busca mais refinado ou suporte juridico especializado.