Como regularizar um cheque devolvido?

Primeiro, você deve pedir no seu banco a Microfilmagem e o histórico do cheque, para verificar para quem este cheque foi passado e a conta que foi depositado.

Entre em contato com a pessoa que recebeu o seu cheque e após fazer a quitação da dívida você deve apresentar o cheque original em seu banco para que seja realizada a exclução da restrição.

Ficar com o nome sujo por conta de um cheque sem fundo é uma situação que pode acontecer. Mas se não regularizado pode trazer problemas inimagináveis em sua vida como Depressão, Ansiedade e Baixa Autoestima.
O importante é regularizar a situação o quanto antes. E para ajudá-lo com isso, disponibilizamos algumas dicas que vão lhe ajudar a localizar e regularizar seus cheques devolvidos, perdidos ou extraviados.

Se a pessoa não possuir mais o cheque original, deverá fazer uma carta de anuência (por escrito) do mesmo, informando todos os dados do cheque perdido, mas que recebeu o valor correspondente a dívida. Esta declaração também deverá conter todos os dados de quem recebeu o cheque e deve ser assinada e reconhecida em cartório.

Depois dessa formalização, basta levar a carta de anuência acompanhada da microfilmagem do cheque e as certidões negativas de protesto da cidade onde você possui a conta bancaria e solicitar a exclusão de CCF. Pagando uma taxa de exclusão cobrada pelo banco para que seja regularizada a situação de cada cheque devolvido. Essa taxa é regulamentada pelo Banco Central e varia conforme cada banco.

Agora é só aguardar, o próprio banco deve se encarregar de limpar seu nome do cadastro de emitentes de cheques sem fundo (CCF) e dos órgãos de proteção ao crédito como a Serasa e o SPC. O prazo para regularização do seu nome junto ao Banco Central é de até 5 dias úteis.

Não encontrei a pessoa que depositou o cheque! E agora o que fazer?

Como o cheque na maioria dos casos é usado como moéda de troca entre fornecedores terceiros e afins, tornando uma taréfa quase que impossivel o contato com ultima pessoa que esteve em posse do cheque sem o auxilio correto.

Se mesmo com a microfilmagem do cheque devolvido em mãos, realizando todos procedimentos de busca ainda não foi possível encontrar a pessoa para quitar a sua dívida. O próximo passo é procurar ajuda profissinal especializada para regularizar sua situação.