Limpar o nome sem pagar a dívida?!

É muito simples, basta você não fazer nada!

Isso mesmo, conforme o Código de Defesa do Consumidor, seu nome deve ser removido do CCF - Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos, orgãos restritivos de crédito ou de qualquer outro cadastro equivalente, transcorridos 5 anos e sua restrição prescreve (caduca).

Se você optou por essa alternativa de esperar o cheque caducar, realmente acontece, em 5 anos seu nome sairá do CCF e de qualquer outro cadastro de restrição. Mas tenha muito cuidado, seu CPF pode sofrer penalizações na pontuação de crédito (score credit) que revela pro mercado se você quitou suas dívidas ou simplesmente as deixou caducar.

Assim, mesmo que você não tenha mais restrições no CCF, SPC e Serasa, você continuará mais um bom tempo sem crédito na praça. Ou seja, seu nome estará limpo, mas com uma pontuação de crédito extremamente baixa, tornando impossível qualquer transação de crédito.

Muita gente vive procurando meios alternativos de sair da lista de devedores do banco, CCF - Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos e dos orgãos restritivos de crédito. E assim limpar o nome sem pagar a dívida com os cheques devolvidos.

Baixa pontuação de crédito (score)

Para evitar um baixa na pontuação de crédito o importante é regularizar a situação do cheque devolvido negativado no CCF o quanto antes. E para ajudá-lo com isso, escrevemos este post didático que vai lhe mostrar passo a passo o segundo melhor método para regularizar cheques devolvidos perdidos. É mais simples do que parece. Confira.

  1. Compareça em uma agência de seu banco e pessa para que seu gerente forneça a microfilmagem e o histórico do cheque verificando as conta que foi depositado.
  2. Localize o credor em seguida, procure a loja ou pessoa que recebeu o cheque e tentou compensar o valor descrito no nominal.
  3. Faça baixa do cheque: Você terá que ir até seu banco, entregar o cheque original ou a carta de anuência + Certidões de protesto e solicita a exclusão de CCF.

Agora é só aguardar, o próprio banco deve limpar seu nome do cadastro de emitentes de cheques sem fundos e dos órgãos de proteção ao crédito. O prazo para seu nome ficar em dia é de 5 dias úteis reestabelecendo também sua pontuação de score.

Se mesmo com a microfilmagem do cheque devolvido em mãos, realizando todos procedimentos de busca ainda não foi possível encontrar a pessoa para quitar a sua dívida. O próximo passo é procurar ajuda profissinal especializada para regularizar sua situação.