Ficar com o nome sujo por conta de um cheque sem fundo é uma situação que pode acontecer. Mas se não regularizado pode trazer problemas inimagináveis em sua vida como Depressão, Ansiedade e Baixa Autoestima.

O importante é regularizar a situação o quanto antes. E para ajudá-lo com isso, disponibilizamos algumas dicas que vão lhe mostrar Passo a Passo o segundo melhor método para localizar e regularizar cheques devolvidos perdidos. É mais simples do que parece. Confira.

Project Image

Primero Passo Identifique o cheque

Você deverá acessar o internet banking ou comparecer em sua agência bancaria e solicitar uma Relação de CCF, ou seja, uma lista onde constam todos os cheques devolvidos em sua conta.

Na Lista de CCF constarão as seguintes informações;

  • Quantidade de cheques devolvidos.
  • Número, Data e Valores de cada cheque.
    • Número da conta e banco a qual seu cheque foi depositado (eventualmente).

Segundo Passo Localize o credor

Com as informações dos cheques em mãos, você solicitará a Microfilmagem, que é cópia do cheque negativado no CCF.

A microfilgem revela as seguintes informações;

  • Número, data e valor do seu cheque.
    • Nome da , Número da conta e banco da pessoa ou empresa que tentou descontar o cheque (eventualmente).

Agora com as informações de quem apresentou ou depositou o cheque ao banco, veja abaixo como regulaizar seu cheque e limpar seu nome.

Project Image
Project Image

Terceiro Passo Negocie, Pague e Resgate

Em contato com a loja ou pessoa que tentou descontar o cheque, você deve negociar a quitação da dívida e pegar o cheque de volta.

  • Faça um acordo solicitando condições justas de pagamento com eliminação ou redução de juros.
  • Com o cheque em mãos guarde em um lugar seguro para que não o perca antes de promover a baixa no banco.

Atenção: Se caso o responsável pela loja ou a pessoa não tenha mais a posse do cheque original. Ela deverá escrever uma Carta de Anuência (Declaração de Quitação) confira no próximo passo.

Ultimo Passo Baixe no Banco e saia do CCF

Para finalizar regularização entregue o Cheque Original ou a Carta de Anuência em seu banco e solicite a exclusão de CCF.

Baixa com o cheque original;

  • A baixa do cheque é muito simples, basta apresentar o cheque no seu banco ou a carta de anuência, microfilmagem do cheque mais as certidões negativas de protesto, pagar a taxa de exclusão de CCF.

O próprio banco deve se encarregar de limpar seu nome do cadastro de emitentes de cheques sem fundo (CCF) e dos órgãos de proteção ao crédito como a Serasa e o SPC. O prazo para regularização e seu nome ficar em dia é de 5 dias úteis.

Project Image

Depoimentos de clientes que já regularizam seus cheques